Ir para o conteúdo
contabilidade para contadores - logo BSSP blog
  • Ebooks
  • Receba nossa Newsletter
  • Pós Graduação
  • Contato
Menu
  • Ebooks
  • Receba nossa Newsletter
  • Pós Graduação
  • Contato
  • Receba nossa Newsletter
  • eBooks
  • Pós-Graduação
  • Contato
Search

Conteúdo para profissionais que plantam sua Boa Sorte

  • Receba nossa Newsletter
  • eBooks
  • Pós-Graduação
  • Contato
Menu
  • Receba nossa Newsletter
  • eBooks
  • Pós-Graduação
  • Contato
Search

A importância do estudo para realizar Projetos de Iluminação

Com o avanço da tecnologia LED, o mundo da iluminação passou por uma grande evolução tecnológica, o que trouxe uma infinidade de novas possibilidades de projetos, com produtos minimalistas e efeitos de luz diversos. Tivemos, também, muitos profissionais das áreas de arquitetura, design e engenharia que migraram para a área de iluminação, ávidos por trabalhar com esta tecnologia. Passada a fase de euforia, a tecnologia LED está muito estabilizada, mas os clientes ainda estão perdidos com tantas opções. Então, com este cenário atual, como um projetista de iluminação pode ser reconhecido e conquistar o mercado?

Há uns cinco anos atrás, uma aluna minha do curso de pós-graduação me fez a seguinte pergunta: Por que os clientes não pagam pelo projeto de iluminação? Esta pergunta me perturbou bastante, primeiro porque eu não soube responder e segundo que, sendo verdade, estamos então só perdendo tempo em sala de aula. Mas, este foi um gatilho para uma busca incansável pela resposta. Passei anos conversando com outros alunos de turmas diferentes, profissionais de iluminação, lighting designers e com clientes potenciais, até descobrir a resposta para esta pergunta: Os clientes não pagam pelo projeto de iluminação porque não enxergam valor em um “assistente de compras”.

O projeto de iluminação, na visão do cliente, é a valorização de um certo elemento com a luz e com o máximo de economia de energia. Porém, o projeto com somente estes dois elementos não são suficientes para o cliente contratar um profissional, porque a grande maioria dos profissionais fazem projetos parecidos, com efeitos de luz parecidos, usando produtos parecidos, portanto, sem nenhum diferencial. No final das contas, o que resulta do projeto é um desenho da planta baixa do local a ser iluminado, com símbolos representando as luminárias que devem ser instaladas. Estes símbolos, resultam na lista de compras, que o cliente pode fazer sozinho, sem depender de um projetista (neste caso, o “assistente de compras”) para ajudar a escolher. Se os projetos são parecidos e é possível escolher os produtos por conta própria, somente com o auxílio do vendedor da loja, por que então pagar e contratar um profissional de iluminação?

O projetista tem que ir além do óbvio, já que a tecnologia LED, como dito anteriormente, nos proporciona uma infinidade de possibilidades. Sempre com muito bom gosto, o profissional deve incluir em seus projetos o aspecto emocional que a luz provoca. Mas, o que vemos no mercado são muitos profissionais que pecam no básico e utilizam termos técnicos errados, ou seja, completamente despreparados para atuar como projetistas.

Para avançar na carreira, fazer projetos diferenciados e conquistar o cliente com segurança, os profissionais precisam estudar muito e se reciclar constantemente. Todo profissional deve dominar o conteúdo técnico teórico da luz, conhecer as particularidades das tecnologias empregadas, conhecer os produtos existentes no mercado a fundo (que mudam rapidamente), realizar projetos executivos com perfeição e entender o cliente.

Cada cliente possui uma motivação diferente. Uns prezam pela sofisticação, outros pela economia, outros estão em busca de status, muitos querem simplicidade e funcionalidade.

É fácil, então, perceber que o profissional que conseguir entender seu cliente e realizar um projeto diferenciado, utilizando todo o conteúdo técnico advindo de muito estudo e conhecimento, vai conquistar o mercado e sim, o cliente vai pagar pelo projeto luminotécnico e ficar muito satisfeito com o resultado final.

 

Se você gostou desse artigo, confira também: tecnologia led em iluminacao de escritorios

Anderson Mendes

Anderson Mendes

Engenheiro Eletrônico formado pela Escola de Engenharia Mauá em São Caetano do Sul, Pós-Graduado em Gestão de Marketing e Vendas pela FEI em São Bernardo do Campo e Especialista em Iluminação de Exteriores pelo Skill em Liège (Bélgica). Mais de vinte anos de experiência nas áreas técnica e comercial em iluminação profissional, onde atuou em grandes empresas como Philips, Erco e Schréder. Desde 2012 atua como professor em cursos de pós-graduação nas disciplinas de Iluminação de Exteriores e Projeto de Iluminação de Exteriores. Participa constantemente de cursos de iluminação no Brasil e no exterior. Atua em projetos executados por todo o Brasil, incluindo os projetos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016.

Mostre que está por dentro, compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anderson Mendes

Anderson Mendes

  • 28 setembro 2020

Mostre que está por dentro, compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
  • Nenhum comentário

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conheça nossa Política de privacidade.

Conheça os cursos da BSSP bssp.edu.br

Facebook Instagram Linkedin

© BSSP ® Todos os Direitos Reservados

Comece a escrever e pressione Enter para pesquisar

Rolar para cima