5 dicas para desenvolver sua carreira em contabilidade

No mercado de trabalho estava tudo meio médio, agora está tudo… bem competitivo e dinâmico. Por isso, desenvolver e aprimorar as habilidades que o mercado exige é um requisito importante para uma carreira sólida e bem-sucedida.

Na área de contabilidade, algumas competências são essenciais para se diferenciar e conquistar as melhores oportunidades de emprego. Por ser um setor estratégico e que está sempre em constante evolução, o profissional de Ciências Contábeis precisa estar bem preparado e atualizado com todas as novidades de sua área para evoluir na carreira e obter reconhecimento.

Confira algumas das principais exigências do mercado em relação aos contadores:

Competências gerenciais

Além de exercer funções contábeis e lidar com as áreas econômica, financeira e patrimonial das organizações, o profissional contábil precisa saber conduzir os negócios.

Devido a seus profundos conhecimentos sobre finanças, fluxos de caixa, tributações e legislações, pode vir a ocupar cargos gerenciais e estar à frente de grandes empresas.

Muitos empresários conferem a administração de seus empreendimentos ao contador, confiando em sua capacidade de tomar as melhores decisões e aplicar as ferramentas certas para o sucesso de sua organização.

O funcionário que corresponder a essa confiança, certamente será um forte candidato a promoções e ascensão na sua carreira profissional.

Assim, desenvolver competências administrativas é um requisito importante para os profissionais da área que querem alcançar posição superior em organizações.

Formação completa com pós-graduação

Além da graduação, outra exigência do mercado é a boa qualificação. Hoje em dia, possuir uma pós-graduação não é mais um diferencial, e sim uma necessidade.

Na faculdade, muitas vezes, o aluno tem um aprendizado superficial sobre os conteúdos do curso, enquanto a pós-graduação lhe proporciona o acesso a conhecimentos mais específicos e aprofundados sobre sua área.

Além disso, cursos de qualificação e capacitação atualizam o profissional sobre as novidades de seu campo de atuação, já que o setor contábil evolui constantemente.

Especializações

Requisito importante para a carreira profissional do contador, especializações como MBA, por exemplo, possibilitam que ele se torne perito em determinada área contábil ou que seja referência em algum assunto específico.

Capacitações oferecidas pelas entidades de classe, cursos direcionados, domínio das ferramentas tecnológicas, fluência em outras línguas e certificações são também formas complementares de qualificação. Com isso o contador, poderá, então, ostentar no olhar a serenidade de quem é dono de um currículo bem atrativo.

Carreira profissional: mais requisitos

O profissional de Ciências Contábeis pode investir ainda em outras estratégias para obter destaque e reconhecimento em sua carreira profissional. Confira 5 habilidades importantes para ser um contador bem-sucedido:

1. Construção de um bom marketing pessoal

O marketing pessoal é uma estratégia que utiliza as ferramentas do marketing em benefício da carreira e da imagem do profissional, valorizando suas qualidades e competências.

Para isso, ele deve investir na construção de sua “marca”, ou seja, divulgar suas habilidades, conhecimentos e experiências. Existem várias maneiras de realizar marketing pessoal, como participar de eventos, escrever artigos e resenhas, criar um blog, investir em um cartão de visitas diferenciado, entre outras.

O marketing pessoal é um instrumento de divulgação importante, especialmente para os profissionais que estão em busca de novas oportunidades de trabalho.

Use sua criatividade e impressione o mercado com um marketing topzera!

2. Experiência

O mercado de trabalho em geral é bastante exigente. Essa realidade acaba privilegiando os candidatos mais experientes, em detrimento daqueles que ainda não possuem tanto conhecimento prático.

A vivência profissional oferece a oportunidade de ampliar conhecimentos teóricos e, principalmente, de testá-los e de solidificá-los, ao promover sua aplicação no contexto de trabalho. Isso confere ao profissional segurança maior para apresentar e implementar projetos, tomar decisões, liderar equipes, etc.

Assim, aproveitar o período de formação para fazer estágios é essencial para adquirir experiência e poder colocar em prática todo o aprendizado visto em sala de aula.

Além de possibilitar a familiarização com a área, estágios certamente valorizarão muito o currículo de quem está iniciando, ou tentando iniciar, a carreira.

Obviamente o quesito “experiência profissional” vale também para quem já atua na área há um tempinho e, além disso, é bem qualificado. Maior qualificação, mais chance de empregabilidade, mais experiência, mais chance de conseguir um emprego melhor, um salário melhor… uma vida melhor!

Ah, não são apenas os ingressantes na carreira que sonham com isso.

3. Comportamento ético

Ser um profissional respeitado depende de vários fatores, no entanto, um deles é unânime: apresentar comportamento ético. Isso porque o mercado está cheio de pessoas mal-intencionadas e trapaceiras.

Quem desempenha seu trabalho com responsabilidade e transparência trilha um caminho sólido e seguro, conquistando a confiança e o respeito de colegas e superiores.

Muitas pessoas usam de manobras suspeitas para tirar vantagens nos negócios. Pois sim, sabem de nada, inocentes. Agir de maneira íntegra e honesta é garantia de reconhecimento e vida longa na carreira.

4. Boa habilidade de comunicação

Requisito fundamental para o êxito de qualquer atividade, se comunicar de forma clara e objetiva é tão importante quanto sugerir boas ideias e soluções.

O contador precisa manter contato com todos os colegas de trabalho, superiores e membros da equipe, empregando todos os recursos disponíveis para uma comunicação sem ruídos.

Essa habilidade você já domina? Então assuma a liderança e estimule seu time: quando todos os envolvidos falam a mesma língua, a probabilidade de sucesso é bem alta.

5. Comprometimento

O mercado busca profissionais que tenham boa disposição e que sejam comprometidos com suas responsabilidades, projetos e objetivos, que vistam a camisa da empresa e atuem de forma a tornar realidade todos os propósitos e objetivos da organização.

O comprometimento do contador é requisito fundamental para alcançar bons resultados, e consequentemente, para o sucesso dos negócios.

Ser um profissional de sucesso e requisitado pelo mercado depende muito da postura que o contador assume diante de seus compromissos e da maneira que ele desempenha suas funções.

Falamos até aqui de algumas habilidades e procedimentos necessários para se destacar no mercado de trabalho. Você se lembra de alguma competência para uma carreira profissional sólida e bem-sucedida que não foi citada aqui? Deixe seu comentário no post e compartilhe sua opinião com a gente.