6 contadores famosos para inspirar sua carreira na contabilidade

Possuir boas referências é vital na construção de uma carreira de sucesso. Ao conhecer a trajetória de profissionais exemplares, é possível se inspirar e seguir caminho semelhante para, dessa forma, atingir no futuro a tão almejada realização profissional.

No universo da contabilidade, exemplos de profissionais que servem de inspiração é o que o não falta. Há uma série de contadores que fizeram e fazem história com mudanças e avanços nessa ciência.

Conheça, a seguir, um pouco mais sobre seis contadores famosos para inspirar sua carreira na contabilidade.

1. João Lyra Tavares

Nessa lista de contadores famosos, é impossível não mencionar João Lyra Tavares, conhecido como patrono da classe contábil.

Tavares foi o grande responsável por criar o Dia do Contabilista, comemorado no dia 22 de setembro. No entanto, não foi somente por essa atitude que ele se tornou uma referência: o contador dedicou boa parte de sua vida em prol da consolidação das ciências contábeis no Brasil.

Tavares foi responsável pelo estudo e reestruturação da Contabilidade do Tesouro Nacional no ano de 1914. Também foi defensor do Registro Geral dos Contabilistas Brasileiros, que teve papel fundamental na profissionalização da área.

Em 1926, foi eleito presidente do Supremo Conselho da Classe dos Contabilistas Brasileiro. Faleceu em 1930, deixando sua biografia como fonte de inspiração para todos os profissionais da área.

O contador foi eternizado com a “Medalha Mérito Contábil João Lyra”, uma das premiações mais desejadas pelos profissionais da classe. A escolha dos agraciados é realizada por meio de lista tríplice com nomes de possíveis homenageados encaminhada pelos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Após essa fase, o Plenário do Conselho escolhe, por maioria absoluta, o contador que será agraciado com a tão desejada Medalha João Lyra.

2. Edgar Madruga

Atualmente, diferentes profissionais vêm se destacando na área contábil em âmbito nacional. Uma dessas referências é Edgar Madruga. Professor e Auditor-Fiscal de Tributos Estaduais do Estado de Goiás, Madruga é também sócio-diretor da BSSP Centro Educacional.

Ele possui especializações no Sistema Público de Escrituração Digital – SPED e seus subprojetos e em Empreendedorismo Tributário e Inovação Fiscal, além de ser pós-graduado em Informática Pericial.

É, ainda, coautor do livro ““SPED e Sistemas de Informação e do livro Contabilidade e Gestão de Tributos”, ambos da editora Revista dos Tribunais/FISCOSOFT. Também coordena o MBA de Contabilidade e Direito Tributário, que contou com mais de 100 turmas em todo o Brasil nos últimos cinco anos.

Caso queira conhecer melhor o trabalho desse profissional exemplar, suas ideias são compartilhadas em palestras que realiza Brasil afora e por meio do Blog do Madruga e do Blog do SPED.

3. Zenaide Carvalho

A presença feminina não poderia ficar de fora dessa lista de contadores famosos. A contadora e administradora Zenaide Carvalho também vem se destacando e foi eleita uma dos cinco contadores mais influentes da internet em 2017, conforme pesquisa realizada pelo Portal Contábil News.

Zenaide é também autora e coautora de conhecidos livros como o “eSocial nas Empresas e Escritórios Contábeis – Guia Prático para Implantação”, que já está na 2ª edição e “Você Sabia? – Dicas Práticas de Departamento Pessoal”, uma obra que já é referência em Departamento Pessoal.

A contadora e CEO da Nith Treinamentos, empresa fundada em 2005 e especializada em capacitações para DP/RH, ministra palestras em todo o Brasil, em locais como STJ, MPT, MPU, STF, TRE, TRT, SESCON, SINDICONT e CRC. Zenaide possui, ainda, uma plataforma de cursos online que já ultrapassou a marca de 10 mil alunos.

Caso queira se inspirar em seu trabalho, vale a pena acessar seu blog, que já está no ar há mais de 10 anos e conta com mais de 1480 artigos publicados — o Blog da Zê. O site conta com informações da área trabalhista e previdenciária e possui mais de um milhão de acessos por ano.

4. Antônio Lopes de Sá

Outro que não pode faltar nessa seleção de contadores famosos é Antônio Lopes de Sá. Contador, economista, administrador, cientista e professor, Lopes de Sá foi detentor de diversas honras e prêmios nacionais e internacionais. Em 1988, recebeu a maior condecoração da área: a Medalha Mérito Contábil João Lyra, além de indicação ao prêmio Nobel da Paz.

Foi autor de 183 livros e precursor da literatura sobre Auditoria, normas contábeis, leasing, teoria geral do conhecimento contábil e filosofia da Contabilidade. Seu amplo conhecimento e entusiasmo em contribuir para a educação em Ciências Contábeis o credenciou para ser, por três mandatos, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, vice-presidente da Academia Nacional de Economia e membro de honra de outras academias na França, na Espanha e nos Estados Unidos.

Sem sombra de dúvidas, Lopes de Sá está entre os maiores contabilistas brasileiros que já tivemos. Faleceu em 2010, deixando o seu legado como exemplo e inspiração para as futuras gerações.

5. Ana Maria Elorrieta

Quem está também entre os grandes nomes de contadores na atualidade é Ana Maria Elorrieta. Ela foi eleita, recentemente, uma das 50 pessoas mais influentes na área da contabilidade. A lista com os “Top 50” foi divulgada pela revista britânica International Accounting Bulletin, uma das mais conceituadas publicações do setor.

Ana Maria Elorrieta é ex-presidente da diretoria nacional do Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil) e foi reeleita membro oficial do Conselho da Federação Internacional de Contadores – IFAC, uma organização que tem como principal objetivo lutar pelos interesses do público contábil, assim como desenvolver as economias globais.

6. Ray Groves

Um nome internacional de destaque na contabilidade é o de Ray Groves. Ele foi presidente e CEO da firma de contabilidade Ernst & Whinney entre as décadas de 1970 e 1990.

É considerado um dos grandes responsáveis pelo crescimento da empresa, especialmente após se aliar a Arthur Young, no final da década de 80, dando origem a uma das principais Big Four da atualidade, a Ernst & Young.

A sabedoria de Ray Groves e do seu parceiro de negócios, William Gladstone, junto de sua vontade de liderar o mercado de serviços contábeis e de auditoria em todo o mundo, fizeram com que uma pequena firma da cidade de Nova Iorque se tornasse uma das maiores em seu ramo — uma ótima inspiração para todos os contadores que desejam alcançar grandes objetivos.

Tanto os contadores citados são profissionais que merecem atenção e estudo do seu trabalho por parte de quem atua na contabilidade. Se você gostou dessa lista, o convidamos a compartilhá-la nas redes sociais para, com isso, inspirar mais pessoas com a história desses contadores famosos!