Qual o papel da informação contábil para diretores de empresas?

Na administração de uma empresa, é importante ficar atento principalmente a como as transações realizadas impactam seu patrimônio. Dessa forma, é possível entender a relevância do papel da informação contábil na tomada de decisão.

Experiências anteriores bem documentadas e devidamente interpretadas serão o norte para decisões futuras, auxiliando o processo para que erros e inconsistências passados não sejam repetidos.

Mas como essas informações podem ajudar diretores de empresas nas tomadas de decisões? A seguir, listaremos seis motivos. Acompanhe!

Avaliação da saúde financeira

Imagine uma empresa há 10 anos no mercado, que começou pequena, passou por vários altos e baixos e agora consegue manter-se de forma estável. Como avaliar se continuar com o negócio é realmente lucrativo?

Caso tenha sido feito uma documentação e organização do plano de contas de forma inteligente, é possível analisar desde o início todas as questões: o caixa fechou positivo o ano todo? Existe uma poupança para situações de emergência? Os funcionários receberem o salário e os benefícios legais? A empresa está com as questões fiscais em dia?

A partir da resposta a essas questões, é possível verificar a viabilidade do negócio. Muitas empresas atuam por anos sem se preocupar com informações assim e, quando menos percebem, estão quase falidas ou muito endividadas. A organização e verificação constante de informações é a chave para evitar sustos e permanecer lucrando.

Criação de dados estratégicos

Em uma empresa, é preciso encontrar no dia a dia motivos que atraiam clientes e investidores. Ou seja, construir valor por meio de situações concretas. Qualquer pessoa que adquire um produto ou um serviço precisa de exemplos de sucesso, recomendações e bons feedbacks para tomar a decisão de compra. Tudo isso é obtido a partir da correta interpretação dos dados contábeis.

Qualquer investidor vai gostar de saber que sua empresa teve certo lucro no ano anterior. Da mesma forma, um cliente ficará instigado a comprar um produto que está na casa de 80% dos brasileiros, concorda? Transforar números em informações concretas e interessantes atrai e gera valor para a empresa.

Verificação de oportunidades

Em qual setor sua empresa está investindo mais? Qual produto é o mais lucrativo, considerando o valor gasto para produzi-lo e o preço de venda? Onde estão seus gargalos?

A resposta a essas questões permite uma administração inteligente, focando em situações específicas. Se um setor demanda muito investimento, talvez haja maneiras de otimizar algum processo a fim de reduzir custos. Da mesma forma, é possível focar em ações de marketing de um produto que está vendendo muito e tem baixo custo de produção.

Ações assim melhoram os resultados da empresa e mostram a importância e o papel da informação contábil, que são essenciais para identificar questões a serem melhoradas. Às vezes, a economia que você tem em um determinado setor pode ser usada como investimento em mão de obra e inovação na produção de algo que no momento está dando prejuízo.

Por isso, atualize sempre qualquer relatório com informações certas e nas datas das movimentações, deixando tudo claro para qualquer pessoa que acessá-las. Não adianta só você entender, concorda?

Atendimento às questões legais

Existem algumas informações da gestão contábil que são exigidas por lei, as chamadas demonstrações financeiras. Um exemplo é o balanço patrimonial, que mostra, em uma data específica, como está a situação financeira da empresa. Há também informações contábeis não obrigatórias, como o fluxo de caixa, que, por meio de registros detalhados, considera as entradas e as saídas de caixa, num período determinado (um mês, por exemplo).

Por isso, mesmo que você tenha um contador de confiança, faça questão de analisar mensalmente qualquer documento contábil. Essa é uma segurança legal para você, que no momento de vender seu produto ou serviço terá a certeza de que está trabalhando dentro da legalidade. Problemas com a justiça costumam ter resolução lenta e podem dificultar muito a continuidade do trabalho. Dessa forma, fique sempre atento!

Da mesma maneira, tenha atenção também às informações contábeis que não são obrigatórias, pois oferecem dados preciosos que mostram como anda a atuação da empresa, sua lucratividade e a possibilidade de realizar novos investimentos ou focar na resolução dos problemas existentes.

Acesso a crédito

Será que sua empresa dá segurança aos investidores? Ter as informações contábeis bem administradas comprova a saúde financeira e permite estabelecer uma previsão de crescimento. Com esses dados claros, fica mais fácil conseguir crédito para melhorar processos, investir no capital humano ou aumentar a produção, por exemplo.

Além disso, essa segurança permite garantir que você conseguirá pagar qualquer empréstimo realizado. Já que, sabendo dos ganhos anuais e do que está sobrando em caixa, será possível se programar, verificando exatamente quanto buscar para não ficar no prejuízo ou gerar endividamento.

Destaque no mercado

Pense agora em grandes marcas que estão se destacando no mercado. Você acha que elas buscam administrar as informações contábeis de forma inteligente? Ter reconhecimento nacional e internacional é o objetivo de uma empresa que já deu vários passos e que já investiu muito. Tudo isso começa pelo cuidado e atenção às informações relacionadas à contabilidade.

Empresas inteligentes investem em pesquisa para usar qualquer informação a seu favor. Você certamente já viu organizações internacionais do ramo da alimentação divulgarem o nome do próprio concorrente para se promover em campanhas de marketing que foram altamente bem aceitas, justamente por fugir do óbvio e se basear em uma simples informação: quem vende mais do que você na sua área de atuação?

Percebeu a importância e o papel da informação contábil para administração de empresas? Saber defender seu negócio para consumidores, funcionários e investidores é essencial, e com esses dados organizados e interpretados será mais fácil passar credibilidade e fazer com que todos acreditem em você.

Está se sentindo defasado nas questões relacionadas ao mercado? O BSSP Centro Educacional oferece cursos de pós-graduação, de curta duração e até nas empresas, para você que já é formado e quer se atualizar. Com aulas em qualquer lugar do Brasil, ele foca nas áreas contábil, fiscal e tributária, de marketing e de gestão de pessoas, priorizando um ensino prático e contextualizado.

Gostou deste artigo sobre o papel da informação contábil dentro de uma empresa? Então compartilhe nas redes sociais e mantenha outros profissionais bem-informados!