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Mercado Internacional x Mercado Doméstico, uma análise relevante para inserção de empresas

Várias são as possibilidades estratégicas que a empresa brasileira pode adotar em seu processo de internacionalização, seja na importação, seja no vantajoso mercado de exportação. É possível adotar como estratégia inicial com parceiros mais próximos. Não me refiro a proximidade geográfica, mas sim proximidade cultural, idiomática, países cujas barreiras não tarifárias, a legislação e a burocracia não façam da importação ou da exportação uma experiência ruim. Há empresas que se iniciam no comércio internacional até sem querer, acredite eu já presenciei isso.

Mercado-Internacional-x-Mercado-Doméstico,-uma-análise-relevante-para-inserção-de-empresas

Pode traçar uma estratégia de participação em feiras internacionais e até ingressar em projetos de exportação da Agência Brasileira de Promoção às Exportações – APEX. Independente do caminho escolhido alguns pontos de atenção não podem ser esquecidos:

  1. Realize processos que suporte perder. Comece devagar, pois se tudo der errado, a empresa suporta;
  2. Realize um Business Plan e pesquise os mercados alvo;
  3. Aprenda com cada processo;
  4. A complexidade e os riscos aumentam à medida em que a empresa também aumenta sua atuação internacional;
  5. Capacite-se tecnicamente;
  6. Cada negociação faz sua própria exigência, esteja preparado;
  7. Mude a cultura da empresa que certamente terá muito da visão de mercado doméstico;
  8. Envolva as diversas áreas da empresa que vão se relacionar com a importação ou exportação;
  9. Quebre paradigmas;
  10. Desenvolva procedimentos dos mais diversos em cada etapa do processo;
  11. Conheças os riscos do negócio e, com isso, torne-se capaz de tomar decisões o mais depressa que puder em situações que demandar ações.

Certamente as diferenças entre atuar no mercado doméstico e no mercado internacional não serão surpresas para a empresa que buscar se inserir no comércio internacional. Mas vale destacar algumas delas sem, no entanto, esgotar esse assunto:

  1. Variação cambial;
  2. Carga tributária;
  3. Controle de fluxo financeiro;
  4. Capacidade de atendimento de demanda;
  5. Requisitos administrativos como licenças;
  6. Capacidade de negociação.

E como lidar com tudo isso? Será que a empresa é capaz de manter isso tudo na cabeça e se preparar para qualquer situação desafiadora? Percebe-se que os fatores mencionados acima se relacionam não somente às políticas de comércio exterior, mas também à capacidade empresarial. Portanto, quem pretende iniciar-se no comércio internacional precisa preparar seu planejamento com base em informações consistentes, se fizer isso, vai dar um passo enorme rumo ao sucesso.

Ninguém deve acordar numa manhã linda de sol, sentir-se atraído pelo mercado chinês e sair importando por exemplo, achando que vai lucrar na semana seguinte. O comércio internacional não é um bicho papão, mas também não é para amadores. Sim, é possível de se realizar e lucrar muito com esse mercado.

O objetivo em se conhecer as diferenças entre o mercado doméstico e o mercado internacional deve ser buscar, sempre que possível, o equilíbrio nas relações comerciais entre fornecedores e seus clientes, a fim de promover uma relação comercial sólida e que traga os resultados esperados numa relação ganha-ganha, contribuindo para uma relação comercial duradoura e de fidelidade.

Não é tarefa fácil uma empresa fazer-se entender fora do Brasil, sobretudo quando o assunto é a complexa gestão tributária brasileira, afinal, até nós mesmos precisamos ter muita atenção para entender sobre o ICMS, a substituição tributária, PIS/PASEP e COFINS e o regime monofásico.

Ao estudar e refletir sobre esses relevantes pontos de atenção, as empresas serão mais eficientes na administração e gerenciamento de suas cadeias e suprimentos internacionais e vão controlar de maneira mais eficiente as etapas operacionais ao longo de seus processos de importação e exportação. Ainda serão capazes de conhecer os reais motivos que levam clientes a demandarem produtos e/ou serviços de comércio internacional e, quando identificar esses motivos, poderão ofertar valor agregado que seja percebido e valorizados pelos parceiros internacionais.

A observância das questões que tratam das diferenças entre o mercado interno e o internacional contribui para que a empresa brasileira seja mais competitiva e capaz de produzir e comercializar produtos e serviços superiores aos da concorrência em preço e qualidade.

Destaco ainda que a empresa que pretende alcançar seu mercado internacional tem por obrigação conhecer as políticas de comércio exterior brasileiro, pilares essenciais na construção do planejamento da importação e exportação que sustentam as decisões sobre a internacionalização e preparam a empresa para responder sobre as dificuldades que norteiam a atuação no comércio internacional.

Se você gostou deste artigo, confira também: o comercio exterior como negocio para empresas dos mais diversos setores

Marco Antonio da Silva

Marco Antonio da Silva

Administrador de Empresas, Especialista em Gestão de Negócios Internacionais. É CEO do Grupo Comex Online Logística e Assessoria em Comércio Exterior, possui mais de 30 anos de experiência em gestão de importação e exportação. Há mais de 20 anos atua como professor. É escritor e pestrante. É Sócio Diretor na Marco Silva Educa.

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Marco Antonio da Silva

Marco Antonio da Silva

  • 29 novembro 2021

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