Ir para o conteúdo
contabilidade para contadores - logo BSSP blog
  • Ebooks
  • Receba nossa Newsletter
  • Pós Graduação
  • Contato
Menu
  • Ebooks
  • Receba nossa Newsletter
  • Pós Graduação
  • Contato
  • Receba nossa Newsletter
  • eBooks
  • Pós-Graduação
  • Contato
Search

Conteúdo para profissionais que plantam sua Boa Sorte

  • Receba nossa Newsletter
  • eBooks
  • Pós-Graduação
  • Contato
Menu
  • Receba nossa Newsletter
  • eBooks
  • Pós-Graduação
  • Contato
Search

Qual é o segredo para a criatividade?

Essa é a segunda pergunta que eu mais ouço quando falo sobre Criatividade. A primeira pergunta é “todas as pessoas são mesmo criativas?” Essa é fácil: SIM, todas as pessoas são criativas. Se você não fosse uma pessoa criativa, não teria chegado até aqui. Algumas pessoas, mesmo depois da comprovação por meio de exercícios e dinâmicas de que são criativas, ainda teimam em não admitir nem acreditar em seu potencial.

criatividade

Juntando as duas questões posso assegurar que o primeiro e principal segredo para a criatividade ou a prática do pensamento criativo é acreditar em seu potencial. Ao aceitar esse fato, o passo seguinte é entender que a criatividade é um processo, dividido em duas principais etapas: divergência e convergência, apoiadas por um conjunto de procedimentos que favorecem criação das condições favoráveis para a geração de ideias. Eu separo essa abordagem em duas partes: a definição da situação (problema ou desafio) e a postura de cada pessoa diante dessa situação.

Responder criativamente a uma situação problema passa por transformar esse problema em um bom problema. Um bom problema não é uma categoria específica de problema, mas a forma que ele assume após a elaboração bem feita de seu enunciado. Em seguida transforme esse bom problema em um desafio provocador, a fim de evitar o desperdício de energia gerando ideias para um desafio mal formulado.

Uma boa maneira para transformar seu problema em um desafio provocador é responder às perguntas: Por que isso é um problema? O que causa esse problema? O que há por detrás desse problema? O que mais está relacionado ou associado a esse problema? E outros questionamentos possíveis.

Ideias criativas originadas para um desafio provocador representam soluções para problemas potenciais nem sempre diretamente relacionadas ao problema que resolveram, por exemplo, quando Einstein desenvolveu sua teoria da relatividade, buscava resolver a discrepância entre eletro magnetismo e física; Picasso, quando pintava seus quadros cubistas, na verdade buscava uma resposta para a representação tridimensional no espaço bidimensional em suas telas. Um desafio provocador pode começar com: De que forma nós …? Como poderíamos …? Que tipos de …?

Ao longo de nossas vidas recebemos uma imensa quantidade de informações na forma de estímulos sensoriais, que vão compor nossa biblioteca pessoal de referências, nosso repertório. No momento em que nos solicitam uma resposta criativa diante de um problema ou desafio, a combinação dessas informações pode oferecer uma gama de possibilidades de respostas, mas mesmo assim muitas pessoas afirmam “eu não sou uma pessoa criativa”. Muitas são as razões que fazem com que alguém acredite nisso, em especial os bloqueios de toda ordem, como o receio de ser julgado, não querer errar, não sentir segurança, entre outros. Bloqueios constituem a maior barreira para que as ideias ganhem forma.

E aqui vai a dica final para desvendar o Segredo da Criatividade: leia tudo e anote tudo. A leitura amplia seu repertório e potencializa as possibilidades de novas combinações de ideias possíveis, originais e de respostas você poderá oferecer para problemas ou desafios. Anotar tudo libera parte de nossa memória, que já tem uma quantidade grande de informações para registrar, e evita o risco de deixar algo importante de lado. Tenha à mão caderno ou bloco e caneta ou lápis, para tomar nota de ideias ou impressões no instante em que ocorrem, e isso pode acontecer a qualquer momento, em qualquer situação. Vale para texto e/ou desenho.

Eu tenho certeza de que não há muita novidade no que você acaba de ler, e garanto que com anos de experiência e de convivência com pessoas de diferentes perfis, e a partir da observação de como os processos ocorrem, os instantes em que ocorrem, e as melhores práticas para a potencialização da criatividade, essas recomendações definitivamente funcionam.

Se você gostou desse artigo, confira também: inovacao disruptiva uma nova rede de valor

Humberto Massareto

Humberto Massareto

Mestrado em Gestão das Educação Profissional Tecnológica, Mestrado Internacional em Criatividade & Inovação, MBA em Criatividade e Inovação, MBA em Gestão da Tecnologia Educacional, Especialização em Criatividade & Inovação, Especialização em PNL, Bacharelado em Comunicação Social. 25 anos de experiência em grandes agências de publicidade nacionais e multinacionais. Professor em cursos de graduação, pós-graduação, MBA e Mestrado desde 1982. Sócio Diretor da K01 Capital Intelectual desde 2002, presta consultoria e ministra palestras, treinamentos e workshops de Criatividade & Inovação, Design Thinking, Gamificação, StoryTelling, Media Training, Organizações Exponenciais, Transformação Digital, Gestão do Tempo, Economia Criativa e Comunicação Assertiva. Autor de 7 livros e 2 DVDs.

Mostre que está por dentro, compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Humberto Massareto

Humberto Massareto

  • 23 setembro 2020

Mostre que está por dentro, compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
  • Nenhum comentário

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conheça nossa Política de privacidade.

Conheça os cursos da BSSP bssp.edu.br

Facebook Instagram Linkedin

© BSSP ® Todos os Direitos Reservados

Comece a escrever e pressione Enter para pesquisar

Rolar para cima