Pedagogia

  • Por que cursar?
  • Matriz Curricular
  • Diferenciais BSSP
  • Coordenação e Corpo Docente

A Pedagogia é, na concepção moderna, a “arte de ensinar”. Atualmente entendida como a ciência que estuda o processo de ensino e aprendizagem, o profissional da pedagogia, embora tenha como seu espaço de trabalho mais consagrado a escola, pode atuar em qualquer lugar onde haja processos educativos. Desta forma, buscará organizar, planejar, dar intencionalidades, executar e avaliar estes processos, buscando, com a sua mediação qualificada, resultados eficazes, aonde quer que esteja inserido: escolas, empresas, ONGs, hospitais, sindicatos, igrejas, etc.


De fato, o campo profissional do pedagogo ampliou-se muito nos últimos anos, não se restringindo a escola, embora ela continue sendo um espaço privilegiado para o pedagogo. Tem crescido o interesse por este profissional em outras áreas, pois cada vez mais tem sido necessário que o fenômeno educativo seja lidado por profissionais inventivos, hábeis e capazes de enfrentar as novas demandas deste século.


Na BSSP, o educando receberá a formação necessária para estar plenamente apto para atuar, seja em espaços escolares, seja em espaços não-escolares.


Na escola pública ou privada, o pedagogo poderá atuar na Educação Infantil (creches e pré-escolas), nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), no Ensino Médio (curso normal) e na Educação Profissional (apoio escolar), incluindo a modalidade de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA) para todas as etapas da Educação Básica. Além disso, poderá atuar na Educação Inclusiva (EI), buscando a inclusão de pessoas com deficiência, seja nas turmas regulares, seja a partir de Atendimento Educacional Especializado (AEE).


Ainda nos espaços escolares, o pedagogo poderá atuar fora da sala de aula, nos espaços de gestão educacional: supervisor educativo, inspetor educativo, administrador/diretor educacional, coordenação pedagógica e orientação educacional. Tais funções exigem do pedagogo não só amplo conhecimento pedagógico, como também formação em gestão, legislação especializada, exercício de liderança, capacidade de monitoramento e ser um motivador pessoal, uma vez que assume papel importante na condução da instituição educativa e na gestão dos recursos humanos da mesma.


Para além das instituições escolares, o pedagogo formado pela BSSP poderá exercer sua profissão em espaços não-escolares, na chamada educação não-formal, atuando em hospitais, empresas, editoras, sindicatos, igrejas, museus, bibliotecas, organizações não-governamentais (ONGs), hotéis (resorts), dentre outros lugares. Por exemplo, poderá atuar como docente em hospitais que realizam atendimentos a crianças com câncer, realizando a formação das mesmas (uma vez que a frequência a uma escola regular, neste caso, é impossível); pode atuar em empresas que produzem brinquedos ou jogos infantis, avaliando os aspectos pedagógicos dos mesmos; pode atuar em editoras de livros didáticos, produzindo, corrigindo e monitorando o impacto dos mesmos perante os consumidores; pode atuar no setor de recursos humanos de empresas, buscando selecionar e formar novos empregados para conhecer a política organizacional da empresa, tanto quanto montar o material pedagógico dos mesmos; em hotéis (resorts), elaborando, supervisionando e executando as atividades de cunho lúdico-pedagógico para as crianças e adolescentes das famílias hospedadas; em ONGs, como educadores sociais, atuando na defesa dos direitos e na organização e implementação das atividades pedagógicas das mesmas, etc.

 


A Licenciatura em Pedagogia da BSSP possui uma matriz curricular focada na formação de profissionais de amplo conhecimento, capacitados a atuarem, prioritariamente, na Docência da Educação Infantil, no entanto preparados para diversos outros nichos como:


– Gestão Educacional e Escolar (Diretor de Escola)
– Supervisão de Ensino
– Orientação Educacional
– Coordenação Pedagógica
– Pedagogo (em ambiente não escolar, como ONGs, empresas públicas e privadas)


Conheça algumas das atividades do profissional de Pedagogia formado pelo curso de Licenciatura da BSSP Centro Educacional:


– Ministrar aulas para educação infantil (1º ao 5º ano)
– Elaboração de calendário e ementas escolares
– Atuar como Orientador Vocacional
– Planejamento de processos de ensino com foco em qualidade
– Desenvolvimento de materiais didáticos
 
Portaria de autorização: Clique Aqui.

Quero saber mais!