Plante sua boa sorte com sabedoria e colha prosperidade

Quer receber artigos sobre variados temas e ficar atualizado? Deixe seu e-mail.

Blog


5 dicas para ter um crescimento profissional constante

No atual mercado de trabalho, crescimento profissional não significa apenas ser assíduo e pontual ou concluir tarefas minutos antes de o prazo final expirar. Crescer, hoje, é manter-se atualizado e, com isso, inovar. E rápido!

Há uma demanda por profissionais capacitados que não consegue ser preenchida mediante a realidade do mercado atual. Assim, como são poucos os que conseguem se sobressair nesse sentido, a concorrência tende a aumentar entre todos os demais — aqueles que não têm a qualificação necessária, mas que também precisam se colocar no mercado.

Sabemos que a concorrência é grande, mas o segredo para se manter no radar das grandes corporações está em você. Por isso, preparamos quatro dicas de atitudes a serem assumidas para garantir um crescimento profissional constante. Continue a leitura e confira!

1. Organize-se para aumentar sua produtividade

Realizar diversas atividades todos os dias pode ser algo estressante. Entretanto, dada a competitividade do atual mercado de trabalho, recomendamos que, em vez de se queixar com seus colegas ou com seu gestor, a atitude correta é se organizar para concluir as tarefas que lhe foram designadas.

Com organização, você manterá sua produtividade em alta, além de poder trabalhar para aumentá-la dia após dia. Vale ressaltar que assumir diversas tarefas é, muitas vezes, sinal de importância e confiança dentro de uma corporação.

Assim, como já mencionamos, é preciso organizar as rotinas de trabalho diárias para que seja possível entregar suas tarefas dentro do prazo correto. Para isso, você poderá contar com o auxílio de agendas ou calendários eletrônicos. Eles podem ser seus aliados em seu projeto de aumentar sua produtividade, uma vez que, ao utilizá-los, você poderá se manter alerta quanto aos prazos de entrega, datas de reuniões e até feriados ou datas importantes dentro da empresa.

Organização é a palavra-chave quando vivemos uma realidade que nos cobra demandas diárias. Portanto, não tenha medo de usar essas e de outras tecnologias para garantir assertividade e, com isso, crescimento.

2. Realize reuniões assertivas

Realizar uma reunião assertiva é um ponto extremamente importante dentro da realidade corporativa, uma vez que, a partir dela, sairão as diretrizes e deliberações acerca das atividades que deverão ser executadas nas próximas etapas da realização de um projeto, por exemplo, ou da tomada de decisão sobre um assunto importante.

Alguns pontos precisam ser considerados na realização de uma reunião de sucesso, como:

  • criar uma pauta para a reunião, a qual deve conter os principais pontos a serem abordados;
  • escolher corretamente os presentes, ou seja, avaliar o tema da pauta e, a partir daí, selecionar quem realmente poderá contribuir com ele;
  • cuidar de detalhes logísticos, ou seja, verificar se os televisores e projetores que serão utilizados estão funcionando corretamente ou se a sala em que a reunião será realizada foi previamente reservada;
  • evitar reuniões muito extensas;
  • atribuir a condução da reunião a uma pessoa, a qual deverá atuar como mediadora e conciliadora;
  • criar uma ata para a reunião, na qual deverão ser discriminados todos os assuntos discutidos, deixando claro aqueles que foram concluídos e aqueles que deverão ser finalizados em reuniões futuras.

Estudar sobre o que é necessário para que uma reunião seja realizada de forma assertiva e estar preparado para ela é uma forma de mostrar para colegas e gestores que você busca a qualidade no ambiente profissional e que, portanto, tem como objetivo crescer junto à corporação.

3. Diversifique suas experiências para garantir um crescimento profissional

Antes de crescer verticalmente, é necessário crescer horizontalmente. Para compreender essa ideia, pense em um gestor que cuida de dois ou três departamentos que, juntos, produzem o produto ou serviço final da empresa. Para cuidar de todas essas duas ou três áreas, por exemplo, esse profissional precisa ter um conhecimento técnico, mesmo que básico, de todas elas. Sem esse conhecimento horizontal, ele não poderá assegurar que o que está estregando a seus superiores tem qualidade e está de acordo com o que a corporação exige.

Assim, antes de buscar um crescimento vertical, ou seja, uma ascensão em sua carreira, é importante buscar um conhecimento sobre as demais áreas correlatas ao seu trabalho, que, para muitos, poderiam passar despercebidas. Compreenda que, quanto maior o cargo dentro de uma empresa, mais cobiçado ele é, mas, mais que isso, maior será sua responsabilidade para com o produto final.

Nesse sentido, o crescimento profissional tem como fundamento o olhar sobre o outro, a atitude de sair da sua zona de segurança e compreender que, por mais que aquela função ou tarefa não lhe sejam cobradas hoje, amanhã poderão ajudá-lo a crescer.

4. Utilize as novidades a seu favor

Caso você já tenha concluído algum curso de pós-graduação ou mesmo alguma especialização em curso livre, deve saber que, qualquer que seja sua área de atuação, as novidades surgem aos montes. Estar por dentro do que há de novo em sua área é um dos pilares para se manter em constante crescimento profissional.

Congressos e encontros tecnológicos acontecem anualmente e, por vezes, semestralmente ou menos, e são ótimas formas para se estar por dentro de todas as novidades do mercado de trabalho. Além deles, há revistas técnicas com publicação mensal e semestral que apresentam as novidades de praticamente todos os setores do mercado de trabalho.

Assim, é importante conhecer essas novidades e tecnologias, pois elas podem ser incorporadas à sua rotina de trabalho. Mostrar aos seus gestores e colegas que você já conhece as novidades em sua área é um sinônimo de que você está trabalhando para seu crescimento e, consequentemente, para o crescimento da empresa da qual faz parte.

Tente incorporar essa atitude de curiosidade, de busca constante, à sua rotina. Se não tem disponibilidade de tempo, ou mesmo dinheiro, para participar de encontros e congressos, invista na compra de uma revista técnica, por exemplo. Caso ainda não seja possível, você poderá encontrar as novidades na Internet, uma vez que a maioria das publicações disponibiliza seus textos on-line. O importante é sempre estar em busca de mudar e de adquirir novos conhecimentos. Isso certamente o colocará em uma posição de destaque.

Com essas dicas, você deve ter observado que o grande protagonista de sua vida profissional é você mesmo, certo? Desde o desejo de ser mais produtivo até a necessidade de se preparar para organizar uma reunião assertiva  tudo parte de você. O crescimento profissional almejado só pode ser conquistado a partir de uma mudança de postura imediata.

Arregace as mangas e não tenha medo de mudar. Lembre-se de que, no dicionário, “mudar” e “crescer” não são sinônimos, mas, no mercado de trabalho, esses dois termos seguem lado a lado.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre aos seus contatos que você está tomando uma atitude importante em relação à sua carreira!