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COR – Compromisso, Oportunidade e Responsividade no atendimento ao cliente

Encantar o cliente em um atendimento, não se trata de desenhar processos ou seguir um movimento. Encantar o cliente numa relação de atendimento, trata-se de comportamento. Uma atitude que nasce de dentro para fora. Nos dias atuais, está ao alcance das empresas várias ferramentas que ajudam a melhorar seus atendimentos. No entanto, é preciso combinar isso com quem vai de fato atender. Não se trata de ferramentas, mas de comportamento.
Compromisso, Oportunidade e Responsividade no atendimento ao cliente

Empresa e cliente precisam estar conectados o tempo todo. Por isso a importância de criar conexões e caminhar numa mesma sintonia. Vejo que em algum momento, mudar o processo é necessário, no entanto, o que mais percebo quando analiso atendimentos, o que falta é a mudança de comportamento. Quando se foca muito, por exemplo, em venda ou em processo operacional, o riso de desfocar da conexão que precisamos, é muito grande. Não existe venda sem um comportamento voltado para a promoção de uma experiência. Seja ela de aprendizagem, de atendimento, de relacionamento, de comunicação, etc. Sem estas conexões, este cliente que aí está, não vai ficar.

Promover a experiência do cliente de forma memorável requer um pequeno investimento e que está ao alcance de todo profissional de atendimento; o COR – Compromisso, Oportunidade e Responsividade. Um investimento certo para quem deseja um excelente retorno para os dois lados da operação. O compromisso atiça o nosso foco. A oportunidade nos faz ir além do habitual. A responsividade é o comportamento de dar resposta, comportamento responsivo, de solucionar, tomar a responsabilidade para si, recepcionar questões e dúvidas no intuito de respondê-las.

De humano para humano, é assim que criamos nossas melhores conexões ao interagir com o cliente. Trazendo a essência de um olhar mais próximo, enxergamos um ser humano do outro lado da mesa, da linha telefônica, de uma mensagem que enviamos via WhatsApp e e-mail etc. É preciso resgatar as conexões emocionais e trazer isso para o mundo dos negócios, é isso o que o consumidor busca hoje. Pensar nessa aproximação e na experiência dele são os primeiros passos para ter um público fiel.

Não existe mais scripts para atendimentos. Enquanto profissionais de relacionamentos e atendimentos ao cliente, não podemos mais engessar a relação deixando-a robotizada e inflexível. No entanto, precisamos construir uma identidade de atendimento, que esteja relacionada ao encantamento, gerar experiências inesquecíveis e construir memórias positivas. Não se trata de algo padronizado, mas de algo que tem o DNA da empresa, a sua marca.

Valdimar Souza

Valdimar Souza

Administrador formado pela PUC Goiás, Coach Certificado pelo ICI - International Association of Coaching Institutes (ICI), Ouvidor certificado pela ABO - Associação Brasileira de Ouvidores / Ombudsman. Pós-graduado em MBA Executivo em Liderança e Gestão Organizacional e MBA Executivo e Inteligência em Negócios. Pós-graduando em Formação de Professores em Didática e Gestão Educacional. Pós-graduando em MBA Executivo em Desenvolvimento Humano & Psicologia Positiva. Graduando em Psicologia. Customer Experience (CX) na BSSP Centro Educacional.

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BSSP PÓS GRADUAÇÃO

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  • 21 maio 2020

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