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A saída da FORD e os equívocos das políticas de incentivos fiscais brasileiros

ford
A saída da FORD do Brasil é uma questão tributária? A reforma tributária pode resolver isso? Sim e não é a melhor resposta às duas perguntas. Não, porque a empresa vem num processo mundial de reavaliação dos seus ativos, perdendo no mundo inteiro competitividade relativa. Ela já teve 17% de participação do mercado de veículos novos brasileiro e já estava com menos de 7% ano passado.

ford

Seus produtos, perante uma concorrência que está enfrentando o mesmo caos tributário, estavam perdendo sua competitividade e isso é desafio exclusivamente da empresa.

Some a isso um futuro incerto com um forte processo de inovação disruptiva com a adoção de carros autônomos e movidos a eletricidade e chegamos a um caos para a organização. Sua maior competitividade se restringe mundialmente nas picapes e as mesmas hoje no Brasil tem um mercado restrito e muito competitivo. Desenvolver produtos específicos para o mercado brasileiro é muito caro e deixou de ser uma prioridade.

E sim porque em janeiro houve uma mudança tributária. Quando da construção da fábrica na Bahia houve grandes subsídios. Estamos falando de muitos bilhões de reais, que duraram aproximadamente 20 anos. Foram os tempos do Fiesta e da Ecosport e de grandes lucros da filial brasileira, sendo inclusive uma das mais lucrativas do mundo. Na renovação desses subsídios ao final de 2020 eles foram cortados em 50% – para todas as montadoras – e isso foi a gota d’água que transbordou o copo e a decisão de abandonar a grande fatia do mercado brasileiro de veículos pequenos.

O mercado brasileiro, um dos maiores mundiais, não deve ser ignorado. O fator tributário foi uma pequena parte da decisão e no meu ponto de vista apenas a acelerou a decisão, pois suas concorrentes, ao contrário, ao contrário, estão investindo no mercado brasileiro.

Disso podemos fazer uma reflexão sobre como queremos uma reforma tributária. Quais setores queremos incentivar com uma carga tributária menor? Quais realmente seriam estratégicos e possíveis com este incentivo de serem estimulados e desenvolvidos para depois voarem por conta própria? Lembremos que para haver uma diminuição da carga tributária de um setor, outros setores tem que pagar a conta. Não existe almoço grátis!

Enfim, O que eu vejo muito são incentivos sem nenhum nexo, sem estimular vocações estrategistas e que após cessarem deixam um legado de fracasso. A Ford é só um exemplo. Já tivemos outros e teremos muitos mais.

A solução passa pelo conhecimento, pela disciplina de decidirmos uma política de austeridade e racionalismo nos benefícios fiscais e a seguirmos fielmente. O que precisamos é de negócios sustentáveis que possam ser estimulados com um custo tributário menor e não de competitividade criada artificialmente e sustentada eternamente pelos bolsos de todos nós que pagamos impostos.

Se você gostou deste artigo, confira também: sem sustos com o fisco vantagens da analise preditiva nos negocios

Edgar Madruga

Edgar Madruga

Auditor Tributário, pós-graduado em Informática Pericial. Especialista em SPED, Risco Fiscal, Compliance Tributário e Inovação Fiscal com mais de 20 anos de experiência prática na temática. Coautor dos livros “Compliance Tributário”, “SPED e Sistemas de Informação” e “Contabilidade e Gestão de Tributos”. Coordenador de MBA’s com mais de 200 turmas na temática contábil e tributária.

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1 comentário em “A saída da FORD e os equívocos das políticas de incentivos fiscais brasileiros”

  1. Eunice Kikuchi
    16 de fevereiro de 2021 em 14:29

    Que texto esclarecedor, procurando entender a ciranda tributária, obrigada Mestre.

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BSSP PÓS GRADUAÇÃO

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  • 8 fevereiro 2021

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