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Autoliderança no desenvolvimento da carreira e negócios

autoliderança
A autoliderança é a capacidade de liderar a si mesmo. Elementar, meu caro Watson! Não precisava muito para concluirmos o óbvio. Falando nisso, observe como o óbvio passa despercebido muitas vezes. Por isso, alguns de nós, articulistas, escrevemos o óbvio de formas diferentes.

autoliderança

De antemão, autoliderança é igualmente fundamental no desenvolvimento da vida pessoal, carreira e para os negócios.

O indivíduo é o principal agente da vida, carreira e negócios e aquele que desenvolver maior capacidade de gerir-se obterá maior chance de sucesso.

Olhando a autoliderança requerida para gestão de carreira e negócios, estamos diante de um processo contínuo, podemos melhor dizer, de melhoria contínua considerando que a cada patamar superior alcançado nasce o desejo de alcançar um novo objetivo acima. O líder preza pela excelência.

Analisando a autoliderança da vida profissional, cabe a cada um conhecer e reconhecer que rumo tem dado a sua carreira. Liderar a carreira implica em ser o responsável pelo seu crescimento profissional e acadêmico.  Para que isto aconteça é preciso gerir tempo e dinheiro para promover desenvolvimento e aprimoramento de capacidades e habilidades necessárias para manter-se e galgar novas posições dentro ou fora da empresa ou profissão.  Uma capacidade, importantíssima para alcançar autoliderança é controlar suas emoções e para isso conhecer-se é fundamental.

Relacionar-se, positivamente, com pessoas em meio as diversidades de opiniões, gostos e preferências é outro aspecto muito importante.

O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal requer gestão do tempo já que o desequilíbrio gera estresse causando impactos em várias áreas da vida. Portanto, avalie como tem usado este recurso escasso.

O tempo que passa não tem reposição e o dinheiro mal administrado deixa consequências que podem descontrolar emoções, relações e saúde levando a vida ao descontrole. Muita atenção ao liderar a ambos e lembre-se que você lidera o tempo e o dinheiro e não estes te lideram. Avalie como tem lidado com estes dois recursos e como ambos têm impactado sua vida. Busque a verdade.

Quanto aos negócios, estes serão bem-sucedidos, parte em decorrência de como seus gestores demostram autoliderança, diariamente, a cada situação. Sim, o clima da empresa é um reflexo do humor e das atitudes do líder.

Nos negócios é necessário, também, ter controle emocional e manter relacionamentos saudáveis: consigo mesmo, com os funcionários, fornecedores, clientes e sócios.

Autoliderança nos negócios requer o uso da humildade como aliada para ouvir o outro e maturidade para entender as emoções, principalmente, no momento de discordância. Lembre-se que como você todos erram e acertam.

Sim, a autoliderança pessoal e profissional impacta diretamente nos negócios.

Os negócios são favorecidos com o exercício da liderança pelo exemplo positivo: faça o que eu digo e o que eu faço- coerência entre o discurso e a ação – autoliderança em atos. Outros pontos muito significativos são: a capacidade de finalizar processos, tomar decisão no tempo e formato adequados, sem procrastinar. Aceitar mudar e mudar de fato.

Pense e aja hoje com disciplina e consciência da necessidade de viver com equilíbrio entre a vida pessoal, profissional, financeira, relacional e usando bem o tempo, construindo e mantendo relacionamentos saudáveis e positivos.

Autoliderança requer autoconhecimento que gera reflexo direto na vida pessoal, profissional, na carreira e nos negócios.

O filósofo Sócrates nos leva ao nosso eu:” conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância e serás sábio” – autoconhecimento gera autoliderança.

O futuro pode ser diferente, a decisão é individual e sempre será pessoal.

Hoje é o dia de começar afinal, somos os maiores interessados no nosso futuro.

Se você gostou deste artigo, confira também: o efeito da crise em mim

Cristina Calligaris

Cristina Calligaris

Master Coach, Administradora de Empresas, pós-graduada em Marketing Estratégico pela FGV e Mestre em Administração com ênfase em Liderança pela UNISA/Andrews (2008). Desde 2016 é vice-presidente na ADVB SP, diretora da ADVB Mulher – Associação dos Dirigentes de vendas e Marketing de São Paulo e Professora Mestre na Universidade Uniscesp. Tem experiência em várias áreas da administração geral de empresas, seguros, segmento imobiliário, marketing, treinamento, consultoria em empresas, mediação, conciliação e coaching. Ao longo de 30 anos atuou em diversas áreas e segmentos de empresas nacionais e multinacionais, de pequeno, médio e grande portes. Desenvolveu sua carreira profissional em ascendência atingindo cargo de diretora executiva, empresária, consultora, palestrante e coach. Atua como Master Coach e Palestrante. É formada pelo FORMACOACH e capacitada para atuar nos segmentos Life, Professional e Executive Coaching (IAPERFORMA com selo de Certificação pela WCC - World Coaching Council/Alemanha e com créditos covalidados pela FCU – Florida Christian University/ USA).

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  • 16 novembro 2020

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