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Cada caso é um caso

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O tema deste artigo pode levar o leitor a pensar “espera aí, cada caso é um caso é assunto de saúde”. Podemos dizer que sim! As relações comerciais andam febris e tem deixado muita gente doente. Pode ser até que algumas patologias sejam identificadas nas relações de compra, venda e pós-venda das empresas.

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Pasmem, o caso verídico de um consumidor brasileiro ocorrido em uma rede global em uma loja de São Paulo, a maior cidade comercial do Brasil.

O consumidor deparou-se com a necessidade de trocar um artigo e, portanto, dirigiu-se a loja com o item. Aguardando, pacientemente, pelo atendimento ao lado do balcão da loja, percebia que os dois funcionários do caixa sequer reparavam sua presença, mas atendiam a fila que no momento tinha dois consumidores. A prioridade era venda, não pós-venda, notoriamente.

Permanecendo, pacientemente, no aguardo do atendimento, o cliente ouviu de um dos caixas que à distância, de forma rude, alto e em bom tom disse “troca é na fila e com nota”.

O cliente respondeu “preciso falar com alguém pois trata-se de um caso incomum”.

Assim, permaneceu por 10 minutos sem atendimento, até que outro funcionário perguntasse “o senhor já foi atendido?”.

E novamente o cliente respondeu, desta vez nem tão calmo, nem tão gentil “estou esperando alguém me atender sem nota e sem fila, pois este caso é incomum”.

O gerente foi anunciado e depois de 15 min, 4 vezes chamado, apareceu com a mesma disposição do primeiro atendente.

Este atendimento, real, que aconteceu na principal cidade de negócios do país em um grande e bem localizado shopping center, exemplifica como as empresas discursam qualidade de atendimento e não entregam. E o quanto saber não é fazer.

Certamente o gerente e seus funcionários foram treinados, mas executar passa por colocar-se no lugar de consumidor também que o é, em segunda análise.

Sim, cada caso de fato é um caso, cada pessoa é uma pessoa e a massificação do atendimento tem empobrecido as relações comerciais e pessoais.

No próximo atendimento que fizer, lembre-se que todos somos clientes: atenda como quer ser atendido. Somos únicos e por isso cada caso é um caso.

Se você gostou deste artigo, confira também: lideranca em tempos de crise

Cristina Calligaris

Cristina Calligaris

Master Coach, Administradora de Empresas, pós-graduada em Marketing Estratégico pela FGV e Mestre em Administração com ênfase em Liderança pela UNISA/Andrews (2008). Desde 2016 é vice-presidente na ADVB SP, diretora da ADVB Mulher – Associação dos Dirigentes de vendas e Marketing de São Paulo e Professora Mestre na Universidade Uniscesp. Tem experiência em várias áreas da administração geral de empresas, seguros, segmento imobiliário, marketing, treinamento, consultoria em empresas, mediação, conciliação e coaching. Ao longo de 30 anos atuou em diversas áreas e segmentos de empresas nacionais e multinacionais, de pequeno, médio e grande portes. Desenvolveu sua carreira profissional em ascendência atingindo cargo de diretora executiva, empresária, consultora, palestrante e coach. Atua como Master Coach e Palestrante. É formada pelo FORMACOACH e capacitada para atuar nos segmentos Life, Professional e Executive Coaching (IAPERFORMA com selo de Certificação pela WCC - World Coaching Council/Alemanha e com créditos covalidados pela FCU – Florida Christian University/ USA).

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1 comentário em “Cada caso é um caso”

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  • 2 fevereiro 2021

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