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Costumer Experience: Um diferencial para qualquer marcar

Customer Experience ou experiência do cliente é um conceito que vem sendo bastante discutido nos últimos anos, principalmente agora que estamos na chamada Era do Cliente. Cada vez mais os consumidores são parte essencial de qualquer negócio e demandam não só um bom atendimento, mas toda uma experiência de consumo mais qualificada.

costumer experience

Esse portanto tem sido um desafio para muitas empresas, principalmente aquelas que trabalham usando diversos canais e acabam tendo dificuldade para criar uma estratégia que atenda bem a todas as plataformas. Independentemente de qual seja o caso, o customer experience é muito importante e deve ser priorizado em qualquer negócio.

Trata-se de um conjunto de percepções e impressões que um consumidor possui sobre uma determinada empresa após interagir com ela. Do ponto de vista da marca, é a imagem que ela passa para os clientes durante todo o processo de interação, antes, durante e após uma conversão, seja ela uma compra de um produto ou contratação de um serviço.

É justamente nesse aspecto que encontramos a maior diferença entre os conceitos de atendimento ao cliente e de experiência do cliente. O primeiro, como o próprio nome sugere, trata-se da etapa de atendimento durante o processo de compra, ou seja, quando o usuário entra em contato com a marca e vice-versa.

A experiência do cliente, no entanto, é mais ampla, e envolve todas as etapas da jornada do consumidor, desde o momento que ele conhece a marca, navega pelo seu site, entra em contato e finaliza uma compra, e não para por ai, avança para um pós compra.

Mais do que nunca, a experiência do cliente é um diferencial para qualquer marca que deseja se destacar em seu nicho. Vale lembrar que, a atenção do cliente, é algo muito disputado no mercado, há uma avalanche de marcas concorrendo pelo mesmo cliente. Isso o torna cada vez mais exigente, não se contenta apenas com um bom atendimento nem se conecta com marcas que não o atrai.  É importante ter em mente que qualquer contato entre um consumidor e uma empresa vai gerar uma ação, que pode ser positiva ou negativa.

É claro que isso depende de diversos fatores, que muitas vezes estão além da alçada da marca, mas é por isso mesmo que é necessário apostar todas as fichas em oferecer sempre uma experiência incrível e inesquecível. E isso demanda um esforço conjunto de todos os setores da empresa e, principalmente, de uma estratégia sólida e bem definida pensada especificamente para o público que se deseja alcançar.

Como desenhar e aplicar na prática essas estratégias é uma proposta do MBA – Marketing, Inovação & Inteligência Comercial. Um curso da BSSP, uma instituição alinhada com os conceitos inovadores do Marketing e Gestão Comercial, bem como as dinâmicas de um mercado em constante mutação.

Se você gostou deste artigo, confira também: 9 passos para tornar o processo de gerar receitas mais efetivo

Tércio Vitor

Tércio Vitor

Economista, pós graduado em Gestão de Marketing. É professor universitário, consultor sênior, estrategista de vida, carreira e negócios, coach e empresário. Por mais de três décadas estuda e vivencia profissionalmente as experiências das áreas: Marketing, Comercial, Liderança e Gestão de Pessoas. Nos últimos dezoito anos, criou e dirige a empresa AA & T – Consultoria, Treinamentos e Coaching.

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Tércio Vitor

Tércio Vitor

  • 26 fevereiro 2021

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