O velho mundo, o novo tempo
Nosso planeta possui aproximadamente 4,5 bilhões de anos e durante todo tempo até a chegada do primeiro hominídeo neste mundo, o planeta passou por centenas de transformações. O ser humano lentamente foi se adaptando e transformando o ambiente onde habita. A cada mudança, novas interações e um novo modo vida foi surgindo: de um comportamento de caçador nômade para agricultor, de uma vida rural para um modo de vida urbano, de subsistência para produção e consumo em massa.
Todos esses padrões surgiam conforme a necessidade de seu tempo, o homem sempre se destacou por sua habilidade de se adaptar às mudanças. Mas o que impulsiona não só um indivíduo em si, mas toda uma sociedade, um modo de vida a se evoluir?
Uma crise é fenômeno que tem a capacidade de revelar uma grande necessidade de mudanças. Certamente que esta descoberta vem precedida de momentos de conflito, angústia e por vezes de extremas e rápidas adaptações. Recentemente fomos alarmados sobre uma pandemia de um novo vírus vindo da China, que em poucos meses chegou ao hemisfério sul. Esta rápida propagação do vírus veio acompanhada também de uma velocidade e volume de informações, notícias, vídeos que trouxeram não só a urgência em aprender a lidar com uma nova doença como também uma necessidade de ajustes na forma de se comportar, e como toda certeza um grande reflexo nas relações de trabalho.
Mais do que nunca o líder precisa compreender seu importante papel nas organizações para amenizar impactos, coordenar pessoas e direcionar decisões com foco na saúde da empresa e de sua equipe. O velho mundo está em um novo tempo, e com isso novos desafios a frente – como agir? Como deve ser o posicionamento do líder neste momento?
O CoviD-19 nos encheu de perguntas e poucas respostas efetivas, mas diante de uma situação de crise algumas dicas são importantes para que este momento o líder possa agir de forma consciente e eficaz.
Dicas para liderança
1 – Compreensão do problema
Em um momento de crise um líder não pode desconsiderar a realidade dos problemas, relativizando ou supervalorizando a situação atual. Não fuja do problema, busque o maior número de informações necessárias para sua atuação, e alimente-se de fontes oficiais e confiáveis. Atue em sua esfera de influência (o que você tem competência e autonomia para atuar) e diminua a esfera de preocupações. O pânico não contribui para a solução.
2 – Organização de processos
Tenha processos bem definidos e formalizados, em tempos de adversidade será mais fácil redesenhar algo que já funciona com efetividade em sua organização e é de conhecimento de sua equipe, do que ter que criar algo que ainda você não tem domínio ou desconhece totalmente. Um líder precisa ter claro e estruturado o “como” funciona seu negócio, deste modo é possível identificar mais rapidamente falhas e possibilidades de solução.
3 – Visão estratégica
Apesar de ter que focar em ações de curto e médio prazo, momentos de conflitos e instabilidade precisam ser encarados como uma fase, portanto um líder tem que ter habilidade para desenhar cenários futuros, pós-crise. Lembre-se que ao desenhar cenários é necessário ter tanto hipóteses otimistas quanto pessimistas. É necessário conhecer o mercado que sua empresa está inserida e o grau de influência dos stakeholders no processo decisório.
4 – Inteligência emocional
Todo processo decisório passa por uma jornada emocional, para isso é importante um líder desenvolver habilidades como reconhecer suas próprias emoções e os efeitos em seu comportamento, autocontrole, sensibilidade e empatia para reconhecer o estado emocional de sua equipe, e capacidade para influenciar positivamente as pessoas que convivem diretamente contigo.
5 – Direcionamentos claros
Para minimizar os impactos negativos em sua equipe e cuidar do clima organizacional é extremamente importante planejar as ações e comunicar de forma assertiva sua equipe. Informações omitidas e falta de clareza na fala do líder irá minar a confiança do grupo. Em momentos de tensão é imprescindível a atuação em conjuntos da equipe para solução de problemas, ajustes de processo e manutenção do clima organizacional
Aqui estão listadas algumas dicas para auxiliar o líder neste momento em que o novo corona vírus aparece no mundo trazendo não só problemas de várias ordens, como também nos ensinando algo de grande lição para um novo tempo que se apresenta. Não é possível trabalhar com velhas ferramentas em um novo tempo. O mundo mudou e a liderança não é mais medida somente pela capacidade técnica da pessoa que ocupa esta função, mas também por um comportamento ajustado a realidade que nos é apresentada, a confiança estabelecida entre o líder e sua equipe pode definir com sucesso os próximos passos de uma organização. O velho mundo, o novo tempo, um novo líder.