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O que é um bom atendimento ao cliente?

Há um ditado popular que diz: “o poste está agindo no lugar do cachorro” e foi exatamente desta forma que surgiu o tema deste artigo. Percebemos no dia a dia que alguns papeis estão trocados e que na sua maioria devem-se a falta de profissionalismo e de educação com que lidamos nas relações humanas e comerciais.

atendimento

Alguns comportamentos em atendimento derivam de falta de atenção, displicência, distração, descaso e não de falta de treinamento e capacitação, embora saibamos que também lidamos com uma enorme gama de pessoas com baixíssima capacitação. Sim, claro, temos as capacitadas que preferem fazer de conta que não enxergam e de forma displicente e distraída passam a contar com a boa vontade do cliente, quando na verdade isso não deveria acontecer, nem mesmo ao contrário.

Desta vez o caso foi no processo de pré-venda, atendimento:

O consumidor entra numa doceria de destaque e premiada e ao ser atendido de forma impessoal, pergunta: “tem bomba de nozes?” A atendente, rapidamente, responde: “vê ali”, sem indicar o local apenas expressando a frase sem nenhuma preocupação. O consumidor, incomodado retruca: “eu que tenho que saber onde e se tem?”, quando neste exato momento, nada mais nada menos, a dona da requintada, premiada e destacada doceria aparece e pergunta: “O que deseja? Posso ajudar?” Parabéns, para ela, diga-se de passagem. E assim o consumidor responde: “Sim, pode.” E narra, “eu pedi uma bomba de nozes, mas a atendente não soube informar se tem e pediu que eu fosse descobrir numa vitrine que desconheço qual. Sabe se tem?” A dona da conceituada doceria responde: “não, hoje não temos. Posso sugerir outro produto de nozes?”

O diálogo que nos interessa neste artigo encerra aqui.

O atendimento da atendente foi sofrível e o da dona esperado. Como podemos admitir que com tanta concorrência ainda tenhamos atendimentos sendo feitos de forma tão desajustada num estabelecimento de destaque na maior capital do país e em meio a uma grande crise de emprego. Claro que o atendimento deve ser bem feito independente do desemprego estar alto ou não. O ponto mais interessante aqui é que essa doceria tem doces tão deliciosos que o consumidor ainda está voltando, mas até quando, não sabemos.  Eu que tenho que saber?

Aliás, você sabe por que o cachorro e o poste estão trocando os papeis?

Vamos falar disso outra hora!

Se você gostou deste artigo, confira também: sem modismos com resultados

Cristina Calligaris

Cristina Calligaris

Master Coach, Administradora de Empresas, pós-graduada em Marketing Estratégico pela FGV e Mestre em Administração com ênfase em Liderança pela UNISA/Andrews (2008). Desde 2016 é vice-presidente na ADVB SP, diretora da ADVB Mulher – Associação dos Dirigentes de vendas e Marketing de São Paulo e Professora Mestre na Universidade Uniscesp. Tem experiência em várias áreas da administração geral de empresas, seguros, segmento imobiliário, marketing, treinamento, consultoria em empresas, mediação, conciliação e coaching. Ao longo de 30 anos atuou em diversas áreas e segmentos de empresas nacionais e multinacionais, de pequeno, médio e grande portes. Desenvolveu sua carreira profissional em ascendência atingindo cargo de diretora executiva, empresária, consultora, palestrante e coach. Atua como Master Coach e Palestrante. É formada pelo FORMACOACH e capacitada para atuar nos segmentos Life, Professional e Executive Coaching (IAPERFORMA com selo de Certificação pela WCC - World Coaching Council/Alemanha e com créditos covalidados pela FCU – Florida Christian University/ USA).

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Cristina Calligaris

Cristina Calligaris

  • 12 fevereiro 2021

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